23/04/2015

Tipos de prótese de mama


Ao se realizar uma mamoplastia de aumento, conhecido também como aumento dos seios, uma das primeiras escolhas se refere às características do implante mamário. A prótese de mama pode variar em diversos aspectos e por isso é fundamental a escolha correta para cada paciente.

As próteses de silicone para aumento dos seios podem ter as seguintes características:

-Material das próteses: Todas as próteses de mama são preenchidas por um gel de silicone, que ao longo das gerações foi se tornando cada vez mais coeso. Quanto mais coeso o gel de silicone, menor o risco do gel sair de posição caso haja uma ruptura da prótese.

O revestimento das próteses também pode ser de silicone ou de poliuretano. Em diversos artigos científicos, o revestimento de poliuretano mostrou ter menores índices de contratura capsular, evento que se torna necessário a troca da prótese.

A escolha do material dependerá da história médica do paciente e da preferência do cirurgião plástico.

-Formato das próteses: Há três formatos de prótese de mama, redondo, cônico ou anatômico. A prótese de mama redonda tem o formato de uma esfera cortada ao meio, ou seja, é redonda tanto vista de cima quanto de lado (perfil). O formato cônico é redonda quando vista por cima, porém, quando olhado de lado, seu perfil se assemelha a um cone. Por fim, a prótese anatômica não tem a forma redonda vista de qualquer ângulo e varia muito de acordo com a marca. Em geral, a prótese anatômica é mais cheia na porção inferior e mais fina na porção superior.


A escolha do formato da prótese dependerá das expectativas do paciente e da experiência do cirurgião. As próteses redonda e cônica preenchem mais a porção superior da mama enquanto que a prótese anatômica pode proporcionar um resultado mais natural em algumas pacientes.

-Textura das próteses: A superfície dos implantes mamários pode ser lisa ou texturizada. A diferença ocorre que na prótese texturizada, a superfície é mais rugosa. Em alguns estudos, a prótese com superfície texturizada teve menores índices de contratura capsular, portanto, menos chance de necessitar uma troca precoce.

-Perfil da próteses: O perfil se refere à altura das próteses. Ele pode ser baixo, moderado, alto ou super alto. Quanto maior o perfil, maior a projeção da mama. Para um mesmo volume de prótese pode ser escolhido diversos perfis.





Tamanho: Se refere ao volume das próteses, ou seja, quantos mililitros a prótese possui de gel de silicone. O volume pode varias de 100ml a 700ml ou mais, de acordo com alguns fabricantes. Quanto maior o volume escolhido, maior a mama.

Caso deseja ser avaliado em uma consulta médica, acesse www.clinicaasteria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário