Muitas pacientes chegam ao consultório e perguntam se a prótese de mama dura para sempre, sem nunca precisar de troca. A maioria fica espantada quando se diz que não há nenhuma prótese de mama no mercado que é vitalícia, ou seja, que não precise ser trocada.
É verdade que as próteses de silicone ou as revestidas por poliuretano não tem uma validade definida, como por exemplo a validade que se encontra na embalagem de comida.
Porém, se tem conhecimento que, em média, a cada 10 a 15 anos as próteses devem trocadas. E por quê essa troca? Ao longo do tempo ocorre um processo chamado de contratura capsular, que faz com que a prótese fique dura na mama ou a paciente reclame de dor. Segundo estudos, esse processo ocorre em torno de 10 a 15 anos, momento no qual a prótese deve ser trocada.
Muitas pacientes confundem o tempo de duração da prótese implantada na mama com a garantia da prótese, essa última se refere somente a garantia contra defeitos de fabricação.
Desse modo, se uma paciente de 20 anos pergunta se a prótese de mama é vitalícia, a resposta é não, considerando que a paciente possa viver por mais 60 anos e a prótese dura somente de 10 a 15 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário