10/06/2015

Como escolher seu cirurgião plástico?


Após muitos anos esperando, finalmente o paciente decide que irá fazer uma cirurgia plástica. Primeira etapa cumprida, mas daí vem a segunda etapa, como escolher o cirurgião plástico ideal? Onde achá-lo?
Como em tudo na vida, as indicações são essenciais, pois são a avaliação do trabalho do seu futuro cirurgião plástico por uma outra pessoa. Através da indicação de alguém confiável, é possível saber a qualidade do procedimento do profissional e seu nível de atenção tanto antes quanto depois da cirurgia.
Mas muitas vezes, ninguém do seu círculo de contatos fez algum procedimento ou conhece algum cirurgião plástico. Como proceder neste caso?
Primeiramente, é recomendável ver as qualificações do cirurgião, verificar a faculdade que se formou, o serviço que realizou residência médica e checar se é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Esses são os critérios essenciais para se escolher um cirurgião plástico habilitado.
Feito isso, a próxima etapa é passar em uma consulta e conhecer o profissional. Durante a consulta, notar com que nível de atenção responde suas perguntas e a honestidade com que se discute os possíveis resultados do procedimento. Perguntar ao cirurgião sua experiência na cirurgia em questão e quais hospitais que opera. Verificar se o hospital tem toda a estrutura necessária, como por exemplo centro cirúrgico adequado e leitos de UTI.
Por fim, o paciente deve-se perguntar se consegue confiar naquele cirurgião, se conseguiu construir uma relação de médico-paciente. Afinal das contas, apesar de toda a qualificação do cirurgião, o paciente tem que seguir sua intuição e decidir em qual profissional sentiu maior confiança.

04/06/2015

Existe perfeição na cirurgia plástica?


A cirurgia plástica é uma especialidade médica que possui uma grande exposição na mídia através de artistas que se submeteram a procedimentos. Por isso é uma especialidade mais comentada do que outras. Essa exposição pode criar uma expectativa nos pacientes que é prejudicial. Alguns pacientes chegam ao consultório com fotos de artistas e modelos para ficarem com o corpo ou o rosto parecido. Exigem a perfeição, nada menos do que isso.
Mas se não há perfeição no mundo por que deveria ser diferente para a cirurgia plástica? Como manter as expectativas realistas?
 A verdade é que não há nenhum tipo de procedimento, realizado por qualquer cirurgião plástico deste planeta cujo resultado é perfeito. Por mais que o cirurgião se dedique ao procedimento, por mais que estude, treine e vá a congressos, sempre haverá algo que possa ser melhorado. A cicatriz pode ter ficado alguns milímitros desnivelado, as mamas podem não ter o exato mesmo tamanho, ou simplesmente a cirurgia não satisfez as expectativas do paciente. Claro, não está se falando de erros ou falhas que são passíveis de reparo, mas somente de bons ou excelentes resultados que não são perfeitos.


Então o que o paciente deve esperar de uma cirurgia plástica e do cirurgião?
Deve esperar resultados adequados e realistas além de uma atitude humilde do cirurgião e o compromisso dele que fará absolutamente tudo dentro de sua habilidade e conhecimento para oferecer o melhor resultado possível. A medicina é uma área de meios e não de resultados. Ou seja, o médico tem o dever de fazer tudo ao seu alcance para o sucesso do procedimento, porém não pode oferecer garantias no resultado. Por isso, é somente através de uma conversa franca e honesta  que o médico poderá expor ao paciente expectativas realistas de seus resultados.